Aghoris, os hindus sagrados canibais que bebem em crânios humanos, não usam roupa e fumam maconha
Aghoris saem do isolamento durante os festivais hindus Kumbh Mela
Os aghoris, conhecidos por quebrar 'tabus óbvios', vivem isolados em campos de cremação, mas entram em cena durante os festivais Kumbh Mela, na Índia - um deles começa em 15 de janeiro.
Eles meditam, comem, dormem e se entregam ao sexo em meio a cadáveres em chamas em crematórios a céu aberto. Eles andam nus, comem carne humana, usam humanos como tigelas e fumam maconha. Eles emergem de sua existência isolada somente durante os Kumbh Mela, os principais festivais do hinduísmo, que ocorrem em quatro locais diferentes na Índia - cada um deles sempre a cada 12 anos.
Esses homens hindus considerados sagrados, que vivem em campos de cremação - e esfregam cinzas no próprio corpo -, à margem da sociedade indiana, são conhecidos como aghoris.
Em sânscrito, a palavra aghori significa "não aterrorizante", mas os relatos de seus rituais mórbidos evocam curiosidade e medo entre muitos. Progresso espiritual "O princípio subjacente de sua prática é transcender as leis de pureza, a fim de alcançar a iluminação espiritual e ser um com Deus", diz James Mallinson, que ensina Sânscrito e Estudos Indianos Clássicos na Escola de Estudos Africanos e Orientais (SOAS, na sigla em inglês), em Londres.
Educado em Oxford, Mallison também é um mahant ordenado, ou guru, de um culto ascético diferente. Seu grupo é mais conhecido e cumpre as leis de pureza, o que significa que as práticas dos aghori são proibidas entre eles. Mas ele teve várias interações com aghoris. "A abordagem aghori é assumir os tabus óbvios e quebrá-los. Eles rejeitam as noções normais de bom e ruim", diz Mallison. "Seu caminho para o progresso espiritual envolve práticas loucas e perigosas, como comer carne humana e até mesmo suas próprias fezes. Mas eles acreditam que fazendo essas coisas que os outros evitam, alcançam um estado aprimorado de consciência."
Origem As tradições praticadas hoje parecem ser de origem recente - a palavra aghori começou a ganhar força apenas durante o século 18. Mas eles assimilaram uma série de práticas dos temidos kapalikas (literalmente "portadores de caveiras"), que foram documentados já no século 7. Os kapalikas até praticaram sacrifícios humanos, mas a seita não existe mais..
Ao contrário de algumas ordens hindus conhecidas, os aghoris não são muito bem organizados. Na maior parte do tempo, eles vivem isolados e não confiam facilmente em pessoas de fora. Eles nem sequer mantêm contato com membros de sua própria família. A maioria dos aghoris vem de castas inferiores da sociedade indiana. "Pode-se encontrar uma grande variedade em termos de realização intelectual. Poucos deles são realmente espertos, mas um aghori foi até conselheiro do rei do Nepal", diz Mallinson. Sem ódio Manoj Thakkar, autor do livro Aghori: um romance biográfico, argumenta que eles são um grupo profundamente incompreendido...
Para os aghoris, a roupa é opcional Imagem: EPA
"Aghoris são pessoas muito simples que vivem com a natureza. Eles não fazem exigências." "Eles veem tudo como uma manifestação de um ser supremo. Eles não rejeitam nem odeiam ninguém ou algo. É por isso que não fazem distinção entre a carne de um animal abatido e a carne humana. Eles comem o que recebem." Os sacrifícios de animais também formam uma parte importante de sua adoração. "Eles fumam maconha e ainda tentam ser autoconscientes, mesmo no estado alterado."
Pequeno grupo
Tanto Mallinson quanto Thakkar dizem que há poucas pessoas que realmente praticam o sistema de crença aghori. Eles argumentam que muitos dos que aparecem nos festivais são apenas membros autodenominados da ordem, sem a iniciação adequada. Dizem que alguns agem como aghoris para entreter turistas e ganhar dinheiro...
Os visitantes oferecem comida e dinheiro a eles, mas Thakkar diz que os verdadeiros aghoris são indiferentes ao dinheiro. "Eles rezam pelo bem-estar de todos, não ligam para pessoas que queiram sua bênção para um filho ou para construir uma casa." Os aghoris adoram principalmente Shiva - o deus hindu da destruição - e sua companheira, Shakthi. No norte da Índia, apenas homens são admitidos na ordem, mas na região de Bengala é possível ver mulheres vivendo nos crematórios a céu aberto. Há uma diferença, no entanto: elas usam roupas. "A maioria das pessoas tem medo da morte e os crematórios simbolizam a morte. Esse é o ponto de partida para um aghori: eles querem desafiar a moral e e os valores do homem comum", explica Thakkar....
Serviço Social
Mas nem tudo é confrontado por eles.
Nas últimas décadas, a tradição aghori se apropriou de ideias tradicionais e começou a fornecer serviços médicos para pacientes com hanseníase. "Os aghoris estão trabalhando com aquelas consideradas as pessoas mais intocáveis ??da humanidade", diz Ron Barrett, antropologista médico e cultural de Minnesota, nos Estados Unidos. "De certo modo, as clínicas de tratamento da hanseníase tomaram o lugar dos crematórios, mas em vez do medo da morte, os aghori estão confrontando o medo de uma doença", ele disse em entrevista ao Emory Report, da Emory University, nos Estados Unidos. Pacientes com hanseníase, muitos deles abandonados por suas famílias, encontram refúgio no hospital administrado pelos aghoris na cidade de Varanasi, no nordeste da Índia. Os pacientes são submetidos a terapias que variam de medicina ayurvédica (que reúne terapias alternativas) e banhos rituais à medicina ocidental moderna. "Os remédios e bênçãos estão misturados." Alguns aghoris usam telefones celulares e transporte público. Cada vez mais muitos deles usam roupas quando visitam áreas públicas..
Sem sexo gay
Mais de um bilhão de pessoas seguem o hinduísmo, mas não necessariamente um conjunto uniforme de crenças. Não há profeta ou texto sagrado reverenciado por todos os praticantes. É difícil estimar o número de aghoris, mas especialistas dizem que deve haver no máximo alguns milhares. Mesmo para a maioria dos indianos, que estão habituados aos costumes do grupo, um encontro casual com aghoris pode ser profundamente perturbador. Alguns membros da seita admitiram publicamente que fizeram sexo com cadáveres. Mas entre eles ainda permanece um tabu. "Eles fazem sexo ritualístico com prostitutas. Mas eles não aprovam o sexo gay", diz Mallinson. E quando os aghoris morrem, seus corpos não são comidos por seus companheiros: eles são enterrados ou cremados como o resto de nós.
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ensaio: Um pouco de conhecimento sobre as ilusões indispensáveis da vida yogi
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16Corpos para além do Organismo
ensaio: Fisiologia influencia a doutrina moderna do ioga
ensaio: Mil Yogas: Malandragem e suas linhas-de-fuga criadoras
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podcast| CsO e a Produção de Singularidade
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Corpo sem Órgãos (CsO) e Produção da Singularidade: Uma mergulho aos conceitos da filosofia da diferença de Deleuze e Guatarri
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17Yoga e o Feminismo
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artigo: Yoga e Feminismo em Portugal (Paulo Hayes)
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artigo: O CAMINHO INTERIOR DELAS: YOGA, GÊNERO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NO BRASIL
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18A Tabacaria do Yoga em Pessoa
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10:00
O que é Meditação: Como Meditar e entender a prática meditativa
09:00
aula: A Tabacaria
20:00
Texto de Apoio ao poema A Tabacaria
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poesia: A Tabacaria (Álvaro de Campos/ Fernando Pessoa)
A Tabacaria e o Yoga conversam numa roda de samba
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19Estética da Existência Yoguica
aula: Michel Foucault por Oswaldo Giacoia Junior
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aula: Cláudio Ulpiano - Sobre a estética da existência
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aula: Planos de Consistência e seus Mil Platôs de Realidade Coexistindo: A Estética Nômade no Yoga
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ensaio: O papel dos klesas no contexto religioso do ioga no Brasil
ensaio: Esquizoyoga
ensaio: Cuidar de Si, Ascese e Liberdade com Yoga
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Foucault: a filosofia como modo de vida | Margareth Rago
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Diário de Bordo Meditativo: como faço para aproveitar ao máximo a meditação
09:00
aula: Foucault: Cuidar de Si e uma Estética da Existência Yoguica
40:00
podcast: Cuidado de Si para Yogi(ni)s Des-Atentos| Áudios Complementares na compreensão de um "Foucault Yoguico"
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artigo complementar: A estética da existência
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artigo: A ÉTICA EM MICHEL FOUCAULT: DO CUIDADO DE SI À ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA
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20A construção da realidade yoguica
ensaio: O ioga em nome de uma nova realidade
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aula: A construção social da realidade
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artigo: A construção social da realidade
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21Os que ficam e lutam aliados ao Yoga
aula: Contos Utópicos de Omela e Om-Helat
12:00
texto: Aqueles que ficam e lutam, Nora K. Jemisin
texto: Aqueles que se afastam das Omelas (.pdf pra download se desejar)
16 págs.
texto: Aqueles que se afastam das Omelas (Conto de Ursula K. Le Guin)
Omelas e Os que ficam e lutam
01:00:00
22Espiar e Curtir: Incursão aos Instayogins
aula: Espiar e Curtir com a Profa.Miila Derzett
20:00
artigo: ESPIAR E CURTIR: Como o Yoga se transformou num produto exposto numa vitrine a venda nas redes sociais
14 págs.
Espiar e Curtir: leitura do artigo da Profa.Psi Miila Derzett
30:00
23Yoga Bija: cozendo corpos no fogo do yoga
ensaio: O ioga medieval e suas influências modernas
5 dicas para o Samadhi| Como alcançar o estado de meditação
17:00
aula: A invenção do HY dos Nathas
15:00
livro: Yoga Bija| O Germe do Yoga - trad. em espanhol
21 págs.
artigo complementar: Quem são os yogi(ni)s Aghoris na Índia
livro: Gheranda Samhita: Corpo e Libertação na Tradição Hatha-Yoga
27 págs.
artigo: A questão dos Nathas na Índia: Quem são? (em espanhol)
9 págs.
Diálogo Zero
18:00
Diálogo Um
34:00
Diálogo Dois
01:30:00
24Yoga, uma breve história de uma ideia com David Gordon White
Diálogos sobre os Temas
02:00:00
Os Quatro Princípios do Yoga que Resistem
02:00:00
O Tantra segundo Gordon White
01:46:27
Hatha-Yoga e os Natha Yogins
02:00:00
Yoga Moderno e suas três ondas
02:00:00
James Mallison x David Gordon White
02:00:00
25Vida Contemplativa e Ritual com Buyng-Chul Han
Encontro 1| Meditar para Aprofundar
01:56:49
Os Rituais na Psicopolítica Neoliberal
02:00:00
Vida em Comunidade Animista Contemporânea
02:00:00
Qual Yoga está a por acontecer?
01:38:13
26Meditantes Pós-Linhagem ou Nômades
Bases {Meditalógicas} da Imanência
02:14:12
André Derose
01:55:29
Elisa Gonçalo
01:52:12
Pai Adérito Simões
02:09:44
Duda Legal, um autêntico yogue pós-linhagem
01:46:04
Daniel Meneghetti
02:00:00
Alexandre, O Mago
02:00:00
Passando a Limpo
02:00:00
27Ciclo de Estudos do B.Gita
B.Gita | Introdução
01:47:00
B.Gita| Cap.1
01:47:38
B.Gita | Cap 2 (parte 1)
01:51:50
B.Gita | Cap.2 (finaleira)
01:49:59
Resumão dos Cap. 1 e 2
Inicio do Cap 3 e resumão dos cap 1, 2
01:45:00
Tia "Sabrina" do Nepal com Espinosa em Gita
01:49:42
Cap. 4: O Ideal de Yogue e o Yogue Ideal
01:50:42
Cap 5 - A Renúncia (da Metafísica)
01:40:00
Cap 5 - A Renúncia (da Metafísica)
01:40:00
Cap. 6 | Controle do Si-Mesmo
01:56:13
A B.Gita: Estado da Arte (Podcast)
Cap 7 | Conhecimento na Imanência e a Ascese em Foucault
01:31:12
Cap 8| O Sacrifício, A Morte e a Vida
01:53:14
Cap. IX| O Bolôlô da Rainha
01:49:57
Cap X: O que eu fiz de Deus.a em Mim
01:35:42
Cap XI Gita: Deus é o Inconsciente inconsciente Dele mesmo
01:42:45
Cap. XII: Arjuna e Riobaldo entre Krsna e o Diabo
01:45:00
Cap. XIII: Conhecendo o Conhecimento
01:39:20
Cap.XIV: Os Gunas e seus apegos
01:45:00
Cap. XV| Entre o Gozo e o Sofrimento está o Homem Cósmico?
01:50:00
Os demônios do Cap.16 da Gita
02:00:07
Cap XVII: Onde vive a Bruxaria do Yoga?
01:41:04
Cap.XVIII (parte 1)
01:09:15
Cap XVIII (parte 2)
01:49:07
Cap.XVIII: Grand Finale
01:53:01
28Existe uma Clínica do Yoga?
Definição de Temas #1
01:44:56
Definição de Temas #2
01:26:39
Encontro #1: O Feiticeiro-Yogue e a sua Magia
01:31:55
Texto de Apoio: "O Yogue-Édipo Brasileiro"
Texto de Apoio: "E agora, Jocasta?"
Mecanismos de Defesa e suas Estruturas Clínicas
Encontro #2: Estruturas Clínicas
01:48:58
Texto de Apoio: Entendendo o CxP de Édipo
Texto de Apoio: Entendendo o CxP de Eléctra
Encontro #3: Yoga e seus demônios
01:31:00
Encontro #4: Fatores Decisivos para uma Clínica do Yoga
01:28:17
Colisão#1: Psicologia das Massas/ Gozando com o Falo do Outro
01:29:03
Colisão#2: Psicologia das Massas/ O Exército e a Igreja
50:34
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