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artigo: Yoga e Feminismo em Portugal (Paulo Hayes)

Conteúdo

1Yoga Cura o que mesmo?

  • Estresse, Yoga e outros anseios

    02:00:00

  • Pranayamas e o Mal-Estar dos Yogins

    02:00:00

  • O corpo yoguico articulado e o 'purificado'

    02:00:00

  • A cura é aprender a organizar nossa loucura

    02:00:00

2Yoga e sua Magia

Este módulo de estudos do grupo iremos explorar os yogados que não visam moksa, kaivalya, a "iluminação" ou o "nirvana" do yoga, mas aqueles yogados e yogins que objetivam (sankalpam) pela obtenção de siddhis ou "poderes da natureza. Serão ensaios com a pergunta: como seria yogar como um feiticeire, um mago, pajé ou xamã? A nossa hipótese é de que este seria um yogado ancestral pouco explorado em nossos dias contemporâneos, pois dominados que estamos sob o feitiço tanto da mercadoria (dos yogados capitalistas), quanto o da devoção a um Livro Sagrado, Tradição Religiosa/espiritual (Igreja ou Método) e/ou Déspota, Líder Carismático ou "Guru-Guri". Reativar a feitiçaria do yoga mais uma vez seria uma proposta contemporânea em reação a dívida infinita do Yoga-Capitalístico (aquele que esvazia de todo o sentido os yogamentos em que toca) e do Yoga-Igrejamento (aquele que obrigado a devoção e a idealização do yoga do passado a ser reproduzido no presente). Referências: MAUSS, M. 2003. Sociologia e Antropologia. In: Esboço de uma Teoria Geral da Magia. São Paulo: Cosac Naify. STARK, R. & BAINBRIDGE, W. 2008. Uma Teoria da Religião. In: Sacerdotes e Magos. São Paulo: Paulinas Ed. TURNER, V. 1974. O Processo Ritual. In: Liminaridade e "Communitas". Petrópolis: Ed. Vozes
  • Aula 1| Uma Teoria Geral da Magia com Marcel Mauss

    01:51:04

  • Aula 2| O Feiticeiro e a sua Magia

    02:10:35

  • Aula 3| Os Aliados e as Técnicas Mágicas

    01:56:20

  • Aula 4| Mana, brahman e CsO

    01:49:38

  • Aula 5| O Yogin e a sua "Grife"

    02:00:00

  • Aula 6| Final e discussão de temas

    02:00:00

3Teorias da Conspiração, Maya e Sociedades Enfeitiçadas e Feiticeiras

Quando não se reduz a uma simples metáfora, a palavra “magia” atualmente tem servido somente para estabelecer oposições entre nós – que vivemos um mundo onde supostamente predomina a racionalidade – e os outros povos que “ainda acreditam na magia”. Eu, de meu lado, quis levar a sério a magia sem colocar a questão em termos de acreditar nela ou não. Com Philippe Pignarre, nós falamos de “sistema feiticeiro” (ou seja, um sistema que utiliza uma magia maligna) para dramatizar aquilo que nos deveria fazer pensar hoje. (Fala da cientista Isabelle Stengers). https://revistadr.com.br/posts/o-preco-do-progresso-conversa-com-isabelle-stengers/ Aliado a Stengers, vamos estudar um artigo interessante "sobre o estudo das narrativas conspiratórias quanto a tipologia de adesão às teorias de conspiração (...)" com o intuito de "fornecer uma alternativa de método no estudo desses objetos, que atualmente estão em grande domínio da psicologia, por uma perspectiva que tende a igualar os conspiracionistas ao pensamento distorcido" ou avidyano, daqueles yogins capturados pela narrativa delirante das metafísicas. Então, iremos ir por duas frentes que se complementam: de um lado, os tipos de aderentes a teorias de conspiração (mentiras ou mayas que operam aos alienados uma forma única de vida/sentido/propósito); e de outro, o sistema (ou ordenador de realidade) Capitalístico que se estrutura como uma sociedade feiticista (ou magista) sem feiticeires, na produção em alta escala enfeitiçando mercadorias. O quanto os yogas foram capturados por esse fetiche da mercadoria e quais linhas-de-fuga ou quebra-demandas e eficácia mágica de um yoga contra-hegemonia que não caia ao jovem-místico e retorno de uma linguagem e disposição magista de um passado idílico, mas que esteja atualizado no presente?
  • TEORIAS DE CONSPIRAÇÃO COMO OBJETO DE ESTUDO PARA A CIÊNCIA DA RELIGIÃO

    15 págs.

  • O feitiço e a feitiçaria capitalista

    14 págs.

  • Índia: O Brâmane e as Castas

    265 págs.

  • Formações Econômicas Pré-Capitalistas

    138 págs.

  • A ÍNDIA DAS ALDEIAS E A ÍNDIA DAS CASTAS: REFLEXÕES SOBRE UM DEBATE

    13 págs.

  • Encontro #1: Somos Conspiracionistas ou Conspiradores

    02:00:33

  • Encontro #2: Qual Maya lhe Organiza hoje?

    01:40:00

  • Encontro #3: O Capital esvazia o que encosta ou Axiomatiza

    01:50:08

  • Último Encontro

    02:12:56

4Origens do Yoga Moderno

Passearemos pela obra e vida de yogins indianos que fundam o yogar moderno: Vivekananda, Kuvalayananda, Krishnamacharya e outres. A proposta é compreendermos o encontro de yogares pré-capitalistas com sociedades ordenadas pelo desejo ao capital. É neste período que yogins se profissionalizam e passam, não só a comercializar seus yogamenetos, mas, e sobretudo, venderem suas forças-de-trabalho como mercadoria.
  • Vivekananda

    02:00:00

  • Vikenanda (parte 2)

    01:20:00

  • Swami Kuvalayananda, o pai do yoga científico

  • Parahamansa Yogananda

  • Paramahansa Yogananda (parte 2)

    02:10:00

5Reagindo a Yogins|Meditantes

Neste Módulo partimos para algo inédito que é "reagir" as entrevistas de yogins/meditantes do mundo e Brasil. É uma experiência interessante que nos fornece a oportunidade de não apenas "estudar" textos de autores importantes, mas assistir palestras, trechos de aulas e entrevistas de personagens relevantes do cenário espiritual e filosófico do Yoga/Meditação. Divirtam-se e bons estudos!
  • Aula Zero: definindo e discutindo temas (im)possíveis

    01:40:00

  • React 1: BKS Iyengar

    01:40:00

  • React 2: JD Krishnamurti

    01:30:00

  • React 3: Swami Dayananda

    01:40:00

  • React 4: Thich Nhat Hanh (monge zen budista vietnamita)

    01:00:00

  • React 5: Carlo Guaragna

    02:00:00

  • React 6.1| Glória Arieira

    01:40:00

  • React 6.2| Glória Arieira

    01:40:00

  • React 6.3.| Glória Arieira

    01:40:00

  • React 7| Sri Prem "Janderson" Baba

    01:50:00

  • React 8: Daniela Bevilacqua (parte 1)

    01:40:00

  • React 8.1. Daniela Bevilacqua (parte 2)

    02:00:00

  • React 9: Dr.James Mallison

    01:50:00

  • React 9.1.| James Mallison (parte 2)

    02:00:00

  • React 10: Reativando a Feitiçaria com Renato Stutzman

    01:50:00

  • React 10.1: Reativando a Feitiçaria com Renato Stutzman (parte 2)

    02:00:00

6Homo Hierarchicus (Louis Dumont)

  • 1. Dharma, Karma e Moksa

    02:00:00

  • 2. Sampradayas

    02:00:00

  • 3. Por mais yogamentos BR

    02:00:00

7CORPOS REVOLUCIONÁRIES

  • Aula Zero| Discussão Inicial

    02:00:00

  • Aula 1| Yoga como Máquina de Luta

    02:00:00

  • Aula 2| O que o yoga conhece?

    02:00:00

  • Aula 3| Reencantando seu Yogar

    02:00:00

  • Aula 4| (quase) Último Encontro

    01:00:00

  • Última de 2022

    02:00:00

8SOMOS MUITOS: Uma Tradição Nômade

Dialogaremos sobre os yogins contemporâneos. Sim, os yogins viventes e não dos mortos. A proposta é compararmos a vida dos yogins ascetas errantes (sadhus) da Índia, que estão, agora, perambulando pelas ruas de lá com os, igualmente yogins contemporâneos, você e outres. Ambos, com suas próprias contradições, soluções, apropriações, e problemas, disseminam Yoga em outras cartografias sociais. Utilizaremos como referência base o texto da pesquisadora italiana Daniela Bevilacqua, Let the Sa?dhus Talk (Deixe os Sadhus Falarem), mas também outras pesquisas que abordam a vida dessa "tradição", como Adrian Muñoz, James Mallison, Jason Birch e outros. Os yogins ascetas (sadhus) são muito diferentes entre si e subdivididos em outras infinitas ordens espirituais yoguicas que estão vivas, portanto, suas ideias, práticas e corpos se deslocam constantemente, diferentemente, da hegemonia que yoga é um só e mesmo desde "tempos imemoriais". Compararemos a estética da existência desses yogins das bandas de lá (não os yogins da tradição que somos herdeiros, os posturais modernos) com a vida de yoga dos yogins das bandas de cá. Somos muito diferentes deles? Como se dividiram a tradição yoguica postural moderna, o que temos em comum com eles? Qual a função social do yoga na Índia hoje e ontem? O que permanece e o que se transformou? Todos yogas obedecem e seguem a mesma doutrina? Enfim, por que as tradições do yoga sobrevivem e como conseguiram se disseminar pelo mundo todo? Essas e outras perguntas, não-respostas, soluções e contradições serão abordadas por nós aqui nestes encontros.
  • Definindo Esforços e Compromissos

    01:00:00

    ASSISTIR

  • Encontro Zero| Espalhando as cartas na mesa

    02:00:00

  • Encontro 1| A cultura é uma invenção humana

    02:00:00

  • Encontro 2| Semelhanças e Diferenças

    02:00:00

  • Vídeo-Aula de Daniela Bevilacqua (legendado)

  • Encontro 3| O que pode um corpo

    02:00:00

  • Aula Gravada| A Cultura e a Natureza do Yoga

    40:00

  • texto: YOGA, BANZEIRO E A LUCIDEZ PERMANENTE

  • Últimas considerações

    02:00:00

9YOGAR É PARA DESFAZER POSTURAS

O que distingue a vida de um yogin asceta indiano hoje, de um pai-de-família da casta Vaishyas ou você, yogin brasileire, é o comprometimento (fé, devoção?) com a ruptura do ?mundo dual? em que vive aliado a um yogar. E esse compromisso (sankalpa), independente de qual tradição se adote, deve conter uma ?inabalável força? (tapas). Seria isso, a fé necessária à práxis da tradição em romper com todo sofrimento das obrigações sociais impostas? Seria moksa ou kaivalya uma vida ?livre? da obrigação das castas lá e do acúmulo de capital aqui? As técnicas são totalmente desimportantes neste contexto. Eles também se utilizam de exibições para atrair mais devotos às suas ordens e curiosos turistas e alunos aos seus bolsos. É o socius que sustenta (lá ou cá) as diversas ordens espirituais yoguicas, construindo templos, ashrams, oferecendo abrigo e doações. Eles, yogins ascetas indianos, ajudam a eleger políticos locais - há hj um Natha aliado ao Narendra Moodi (o bozó deles). Em troca, as ordens yoguicas ascéticas oferecem aconselhamentos, trabalhos espirituais, oráculos, estudo e terapias; e, o mais importante, eles são os exemplos vivos que, apesar do peso da estrutura de castas que os oprimem, oferecem uma solução viva para que todos possam (ao menos sonhar) subverter esse sistema, mas sem quebrá-lo, pois reformistas. Sim, são raros os yogins radicais o suficiente para alimentar desejos revolucionários. Não se perde aqui: quais yogins (lá ou cá) que luta(ra)m para destruir a estrutura de castas na Índia ou a opressão do neoliberalismo? Sidarta, Gandhi, Ramakrishna, Anandamurti? Será que, yogins e as suas ordens religiosas lá, assim como as "escolas de yoga" aqui, também se beneficiam dessa sociedade injusta a imprimir neles tanto quanto em nós, os grilhões que nos aprisionam? Já viu algum yogin asceta indiano trabalhando em suas roças comunitárias ou na luta pela reforma agrária? Estão tds pensando em se autolibertar e zero consciência de classe|casta? Seriam eles, tanto quanto nós, partes do sistema e não máquinas-de-guerra contra os aparelhos-de-captura?

10Autonomia ao Corpo Yogi

Tema do mês de Julho|2022 E que os deuses tenham piedade de nós.
  • Aula Zero| Achando um Lugar

    01:00:00

    ASSISTIR

  • Aula 1| O Lugar é o corpo yogin sendo autônomo

    01:00:00

  • Aula 2| Incorporando Autonomia ao Yoga

    01:00:00

  • Aula 3| Ninguém ensina ou aprende sozinho

    01:00:00

  • ensaio: "Anti-Plenitude": Um ensaio (somente) aos Livres-Pensadores do Yoga

  • vídeo: Como entender o Yoga (e/é) Meditação ou como yogar para uma vida mais livre

    09:00

  • Aula 4| Ensinar é construir meios do conhecer e o Corpo

    01:00:00

  • Aula 5| Ensinar não é depositar conhecimento

    01:00:00

  • Aula 6| Todo Yogar da Autonomia exige apreensão da realidade ou maya

    01:00:00

  • Aula 6.1.| Leitura: E aí, funciona?

  • Aula 7| Desejos e suas Sobrecodificações: A Autonomia na Prática

    02:00:00

  • Aula 7.1.| Leitura: Corpos Invisíveis

  • Último Encontro com Tio Freire

    02:00:00

11Tantra Iluminado e W.Reich

Leitura dirigida da obra O Tantra Iluminado e de alguns conceitos da psicoterapia reicheana
  • Aula 1| Quem é quem na parada

    01:00:00

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  • Aula 2| Mitologia

    01:00:00

  • Aula 3| Os corpos tântricos e seus poderes

    01:00:00

  • Aula 4| Siddhis e os 3 Pilares Tântricos

    01:00:00

  • Aula 5| Epifania e Ritual

    01:00:00

  • Aula 6| Yogin Tântrico, um "queimador" de karmas

    01:00:00

  • Aula 7| Reich e a Função do Orgasmo

    01:00:00

  • Aula 8| O Inconsciente é o Caos que se mostra em Corpos

    01:00:00

  • Discussão Final

    01:00:00

12Ioga e seus novos bens de salvação

  • ensaio: Proposta soteriológica do ioga

  • ensaio: O Brasil é Samsara

  • ensaio: Os Klesas como Emoções

  • ensaio: Yoga como uma nova religião no Brasil

  • ensaio: Nota sobre os valores, as crenças e a proposta do ioga

  • audio: Yoga No Brasil: Mesa Redonda Sesc Pinheiros/SP 2020

    02:00:00

  • podcast: Palestra Sesc Pinheiros/2020: Yoga das Florestas Indianas aos Parques Paulistas

    02:00:00

  • Novos Problemas do Yoga/Meditação Brasileiros

    07:00

  • Como aprender a meditar corretamente: o básico que você precisa saber agora

    09:00

  • Live: Ioga e seus novos bens de salvação

    16:00

  • Ouça a Live

    02:50:00

  • Podcast: Ioga e seus novos bens de salvação

    16:00

  • 1. Yoga e seus novos bens de libertação

    27 págs.

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  • Ioga e seus novos bens de salvação

    02:50:00

13Yoga em Clarice Lispector: A Carne Infinita

  • Aula: A Carne Infinita do Mundo

    20:00

  • Podcast: A paixão segundo G.H., do Programa Põe na Estante da Rádio Guarda-Chuva

  • Ouça a Aula: Carne Infinita

    19:00

  • artigo: A CARNE INFINITA DO MUNDO: O ENTRE CLARICE E YOGA

    17 págs.

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  • A Carne Infinita

    02:20:00

14Entre a Cruz e o Asana

  • aula: Entre a Cruz e o Asana: Respostas cristãs à popularização do Yoga no Ocidente

    20:00

  • Podcast: Entre a Cruz e o Asana

    20:00

  • artigo: Entre a Cruz e o Asana: Respostas cristãs à popularização do Yoga no Ocidente

    24 págs.

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  • "Plantão de Dúvidas"| Entre a Cruz e o Asana

    01:00:00

  • Entre a Cruz e o Asana: Respostas cristãs à popularização do Yoga no Ocidente

    30:00

15A Alucinação de Belchior como Mantra

  • artigo: Belchior e Nietzsche: muito além do bigode

    16 págs.

  • artigo: Alucinação (Belchior)| UM SEM-LUGAR EM BELCHIOR: A ESCUTA DE ALUCINAÇÃO

    133 págs.

  • ensaio: Um pouco de conhecimento sobre as ilusões indispensáveis da vida yogi

  • Audio da Aula Belchior Alucinação

    02:00:00

  • aula: Alucinação| Belchior

    15:00

  • música: Alucinação (Belchior)| Versão Original

    04:00

  • música: Alucinação (versão Daíra)

    05:00

  • artigo: O BELCHIOR QUE A CRÍTICA VULGAR NÃO VIU

    7 págs.

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  • poesia: Alucinação

    ASSISTIR

  • Belchior Alucinação

    01:30:00

16Corpos para além do Organismo

  • ensaio: Fisiologia influencia a doutrina moderna do ioga

  • ensaio: Mil Yogas: Malandragem e suas linhas-de-fuga criadoras

  • Dicas para Iniciantes de uma Boa Prática Meditativa

    10:00

  • aula: Corpo Sem Órgãos

    20:00

  • podcast| CsO e a Produção de Singularidade

    01:30:00

  • artigo: Corpo Sem Órgãos em Deleuze e Guatarri

    22 págs.

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  • Corpo sem Órgãos (CsO) e Produção da Singularidade: Uma mergulho aos conceitos da filosofia da diferença de Deleuze e Guatarri

    01:30:00

17Yoga e o Feminismo

  • aula ou pontos-chave do texto sobre Yoga e Feminino no Brasil dos anos 70

    20:00

  • aula: Introdução nos Rolês yoga e as mulheres yogis

    05:00

  • artigo: Yoga e Feminismo em Portugal (Paulo Hayes)

    15 págs.

    ASSISTIR

  • artigo: O CAMINHO INTERIOR DELAS: YOGA, GÊNERO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NO BRASIL

    24 págs.

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  • Yoga e Feminismo

    02:00:00

18A Tabacaria do Yoga em Pessoa

  • A Tabacaria com Abujamra

    10:00

  • O que é Meditação: Como Meditar e entender a prática meditativa

    09:00

  • aula: A Tabacaria

    20:00

  • Texto de Apoio ao poema A Tabacaria

    152 págs.

  • poesia: A Tabacaria (Álvaro de Campos/ Fernando Pessoa)

    ASSISTIR

  • A Tabacaria e o Yoga conversam numa roda de samba

    02:00:00

19Estética da Existência Yoguica

  • aula: Michel Foucault por Oswaldo Giacoia Junior

    01:00:00

  • aula: Cláudio Ulpiano - Sobre a estética da existência

    06:00

  • aula: Planos de Consistência e seus Mil Platôs de Realidade Coexistindo: A Estética Nômade no Yoga

    20:00

  • aula: Planos de Consistência e seus Mil Platôs de Realidade Coexistindo: A Estética Nômade no Yoga

    20:00

  • ensaio: O papel dos klesas no contexto religioso do ioga no Brasil

  • ensaio: Esquizoyoga

  • ensaio: Cuidar de Si, Ascese e Liberdade com Yoga

  • Sobre a estética da existência com Cláudio Ulpiano

    06:00

  • Foucault: a filosofia como modo de vida | Margareth Rago

    40:00

  • Diário de Bordo Meditativo: como faço para aproveitar ao máximo a meditação

    09:00

  • aula: Foucault: Cuidar de Si e uma Estética da Existência Yoguica

    40:00

  • podcast: Cuidado de Si para Yogi(ni)s Des-Atentos| Áudios Complementares na compreensão de um "Foucault Yoguico"

    02:30:00

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  • artigo complementar: A estética da existência

    3 págs.

    ASSISTIR

  • artigo: A ÉTICA EM MICHEL FOUCAULT: DO CUIDADO DE SI À ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA

    15 págs.

    ASSISTIR

  • Foucault: Cuidar de Si e uma Estética da Existência Yoguica

    02:00:00

20A construção da realidade yoguica

  • ensaio: O ioga em nome de uma nova realidade

  • live: O Feiticeiro e a sua Magia

    01:00:00

  • ensaio: O Problema da Verdade

  • Codificação Social da Realidade| Animação

    03:00

  • Dica de livros para entender Yoga e|é Meditação

    15:00

  • aula: A construção social da realidade

    20:00

  • artigo: A construção social da realidade

    200 págs.

  • A Construção Social da Realidade: o yogar de Berger e Luckman

    02:00:00

21Os que ficam e lutam aliados ao Yoga

  • aula: Contos Utópicos de Omela e Om-Helat

    12:00

  • texto: Aqueles que ficam e lutam, Nora K. Jemisin

  • texto: Aqueles que se afastam das Omelas (.pdf pra download se desejar)

    16 págs.

  • texto: Aqueles que se afastam das Omelas (Conto de Ursula K. Le Guin)

  • Omelas e Os que ficam e lutam

    01:00:00

22Espiar e Curtir: Incursão aos Instayogins

  • aula: Espiar e Curtir com a Profa.Miila Derzett

    20:00

  • artigo: ESPIAR E CURTIR: Como o Yoga se transformou num produto exposto numa vitrine a venda nas redes sociais

    14 págs.

  • Espiar e Curtir: leitura do artigo da Profa.Psi Miila Derzett

    30:00

23Yoga Bija: cozendo corpos no fogo do yoga

  • ensaio: O ioga medieval e suas influências modernas

  • 5 dicas para o Samadhi| Como alcançar o estado de meditação

    17:00

  • aula: A invenção do HY dos Nathas

    15:00

  • livro: Yoga Bija| O Germe do Yoga - trad. em espanhol

    21 págs.

  • artigo complementar: Quem são os yogi(ni)s Aghoris na Índia

    ASSISTIR

  • livro: Gheranda Samhita: Corpo e Libertação na Tradição Hatha-Yoga

    27 págs.

    ASSISTIR

  • artigo: A questão dos Nathas na Índia: Quem são? (em espanhol)

    9 págs.

    ASSISTIR

  • Diálogo Zero

    18:00

    ASSISTIR

  • Diálogo Um

    34:00

  • Diálogo Dois

    01:30:00

24Yoga, uma breve história de uma ideia com David Gordon White

  • Diálogos sobre os Temas

    02:00:00

  • Os Quatro Princípios do Yoga que Resistem

    02:00:00

  • O Tantra segundo Gordon White

    01:46:27

  • Hatha-Yoga e os Natha Yogins

    02:00:00

  • Yoga Moderno e suas três ondas

    02:00:00

  • James Mallison x David Gordon White

    02:00:00

25Vida Contemplativa e Ritual com Buyng-Chul Han

Já está mais do que na hora de amadurecermos sobre meditação. A maior preocupação de meditadores (ou todes aqueles que fizeram promessas de começar a praticar em 2024) é com o rendimento e a sua eficiência. “Vou me tornar mais criativo, otimizar meu tempo, aumentar meu foco, ser mais calmo, menos ansioso…”, e por aí vai. Outro viés são os “buscadores de experiências transcendentais e coisas do Oriente”; estes, em geral, cansadas das ofertas do mercado espiritual “regionais”, saem em busca do “desconhecido”. Já foi o Egito, Peru, Jerusalém e até Plêiades, hoje é a Índia e seus vizinhos, como Tibete, Nepal e adjacências. Neste grupo excêntrico, a meditação é a prática que acreditam conduzi-los a uma “categoria ou casta humana” extraordinária: o “Oriental” - seja brâmane, tântrika ou qq outro arquétipo de asceta des|colado da realidade social em que sofrem: é uma fuga de si-mesmos que transferem a qq "guru-guri" q apareça de turbante, sari e/ou tocando um harmônio com incenso. Mas o tesudo da meditação é a sua {ordinariedade}, estar em diálogo e à espreita COM o mundo e não fora dele (outra fantasia, claro, pois não existe fora). Ser comum, um yogin/meditar “menor”, igual-e-diferente a todos outros humanos! Essa é a grande “libertação” ou experiência “destruidora das ilusões” (mayas): Vidya ou _Conhecimento da Maturidade_, enfim. .......... Grupo de Estudos do Yoga Contemporâneo trazendo à baila o pensamento do filósofo coreano Buyng-Chul Han. Ele no ajudará a alargar o que não compreendemos (ainda) sobre meditação hj em dia. Digo isso, pois, invariavelmente, estamos presos a infantis tentativas de “resgate de um passado idílico” (Era de Ouro: Satya Yuga) de meditadores/yogins. Ao invés de meditar para se conectar com a realidade, {meditadores descolados} fantasiam-se de orientais para reproduzir cartografias espirituais sul-asiáticas medievais na Vila Madalena, Trancoso e Copacabana no séc.XXI: deliram!
  • Encontro 1| Meditar para Aprofundar

    01:56:49

  • Os Rituais na Psicopolítica Neoliberal

    02:00:00

  • Vida em Comunidade Animista Contemporânea

    02:00:00

  • Qual Yoga está a por acontecer?

    01:38:13

26Meditantes Pós-Linhagem ou Nômades

É o encontro de abertura da temática Meditantes Sem-Linhagem ou Nômades. Quem são eles? Eu tô falando, basicamente, da imensa maioria de meditantes que compõem o campo espiritual-terapêutico latino-americano. Aqueles inspirados por diversos estratos de realidade, mas vivem em planos de consistência não institucionais. Compõem comunidades como máquinas-de-guerra contra os aparelhos-de-captura liderados por déspotas que insistem absolutos, destruindo diversidades. Para isso, esses meditantes extemporâneos (maioria, mas “menores”), precisam a aprender estabelecer pactos-de-aliança selvagens em rituais antropofágicos com outres meditantes feiticeiros ao invés de converterem-se à igreja-meditativa sacerdotal. Ah, mas que viajem. Você escreve difícil! Não, escrevo liberto e convivo a você aprender a meditar assim também.
  • Bases {Meditalógicas} da Imanência

    02:14:12

  • André Derose

    01:55:29

  • Elisa Gonçalo

    01:52:12

  • Pai Adérito Simões

    02:09:44

  • Duda Legal, um autêntico yogue pós-linhagem

    01:46:04

  • Daniel Meneghetti

    02:00:00

  • Alexandre, O Mago

    02:00:00

  • Passando a Limpo

    02:00:00

27Ciclo de Estudos do B.Gita

  • B.Gita | Introdução

    01:47:00

  • B.Gita| Cap.1

    01:47:38

  • B.Gita | Cap 2 (parte 1)

    01:51:50

  • B.Gita | Cap.2 (finaleira)

    01:49:59

  • Resumão dos Cap. 1 e 2

  • Inicio do Cap 3 e resumão dos cap 1, 2

    01:45:00

  • Tia "Sabrina" do Nepal com Espinosa em Gita

    01:49:42

  • Cap. 4: O Ideal de Yogue e o Yogue Ideal

    01:50:42

  • Cap 5 - A Renúncia (da Metafísica)

    01:40:00

  • Cap 5 - A Renúncia (da Metafísica)

    01:40:00

  • Cap. 6 | Controle do Si-Mesmo

    01:56:13

  • A B.Gita: Estado da Arte (Podcast)

  • Cap 7 | Conhecimento na Imanência e a Ascese em Foucault

    01:31:12

  • Cap 8| O Sacrifício, A Morte e a Vida

    01:53:14

  • Cap. IX| O Bolôlô da Rainha

    01:49:57

  • Cap X: O que eu fiz de Deus.a em Mim

    01:35:42

  • Cap XI Gita: Deus é o Inconsciente inconsciente Dele mesmo

    01:42:45

  • Cap. XII: Arjuna e Riobaldo entre Krsna e o Diabo

    01:45:00

  • Cap. XIII: Conhecendo o Conhecimento

    01:39:20

  • Cap.XIV: Os Gunas e seus apegos

    01:45:00

  • Cap. XV| Entre o Gozo e o Sofrimento está o Homem Cósmico?

    01:50:00

  • Os demônios do Cap.16 da Gita

    02:00:07

  • Cap XVII: Onde vive a Bruxaria do Yoga?

    01:41:04

  • Cap.XVIII (parte 1)

    01:09:15

  • Cap XVIII (parte 2)

    01:49:07

  • Cap.XVIII: Grand Finale

    01:53:01

28Existe uma Clínica do Yoga?

Qdo pensamos em clínica, imaginamos logo um espaço, um território, uma sala onde se atende indivíduos que chegam com alguma demanda de sintomas buscando encontrar a cura aos seus sintomas. Mais comum ainda é esperarem encontrar alguém (o médico, o xamã ou um psi) que irá aplicar suas tecnologias ao corpo/alma deste doente. Então, voltemos a questão inicial, há uma Clínica do Yoga? Perceba, não é NO Yoga, mas DO Yoga. Mesmo que vc seja um prof ou praticante com pretensões biomecânicas, performativas e esqueleto-musculares única e exclusivamente, muitos, irão, em algum momento do processo (se se permitirem) experimentar uma mudança, uma PASSAGEM, do que eram e o que (a PRÁXIS Yoguica/Meditativa) gestaram de NOVO em seus corpos/almas: “calmarias”, “lucidez insistente”, “sentimento oceânico” ou um ISSO outro expresso por gramáticas em sânscrito que se adote para REPRESENTAR essa transformação no seu corpo/alma q não tem como não associar (direta ou indiretamente) PROVOCADO pelo seu yogar. Assim, já não se discute mais hj a intenção terapêutica do Yoga/Meditar - até no SUS se incluiu suas práticas como parte de uma dada medicina interativa e complementar, ao lado de outros sistemas de cura como AUXILIARES a medicina convencional e/ou tradicionais. Entrementes, pensar uma (possível) Clínica do Yoga exige que nos debrucemos se há aqui tb uma {Experiência de Cura}. E, para isso, precisamos exercitar no pensamento ético yoguico se há (no seu yogar, p.e.) uma confrontação com a verdade e uma crítica as relações de poder e alcançar uma retomada do processo criativo/desejante numa experiência de linguagem. A {Cura Yoguica} aqui não é a remoção dos sintomas, pois assim o Yoga se aproximaria da medicina convencional que lhe dá uma “receita” para dores menstruais ou na lombar. A Clínica que ensaio aqui tem a ver com a escuta do corpo (e da sua linguagem mítica), que tem que ver com a poesia/sutras, a música/mantras, a dança/Shiva, uma escuta poética de um vinyasa ou em padmasana-meditativo p.e. Talvez devêssemos diferenciar os “Instrutores” de Yoga, aqueles q “ministram” técnicas para arrefecer sintomas a uma demanda q os chega em suas shalas}; e os “professores”, aqueles q “clinicam” yoga dedicados a mobilizar desejos humanos na resolução de problemas reais (mesmo q inconsciente ainda) q afligem seus alunos/pacientes… yogues, enfim. Diagnostica: é onde estudamos os sintomas. Não há clínica sem sintomas, ela é o início. Semiologia: o estudo dos sinais ou sistema de signos (aquilo q une um significado ao seu significante) na vida social do paciente/yogue/alune, sejam eles linguisticos ou semióticos (subjetivos). Etiologia: estudo da dimensão sobre as causas. O Yoga tem a sua dimensão própria das causas, q não é o da medicina ou da psicanálise, p.e. uma dor menstrual ligado ao desalinhamento de um chackra ou do aumento/diminuição de um dos gunas. E o entendimento como esses 3 procedimentos: a arte de escolher os signos q se apresentam no “Mat” (redefinido agora como setting clínico yoguico), e escolher aqueles que nos auxiliam a (re)contar a história daquele que sofre e nos procura com seus sintomas num processo mítico pessoal para guiá-lo até uma nova narrativa sobre si-mesmo.
  • Definição de Temas #1

    01:44:56

    ASSISTIR

  • Definição de Temas #2

    01:26:39

    ASSISTIR

  • Encontro #1: O Feiticeiro-Yogue e a sua Magia

    01:31:55

  • Texto de Apoio: "O Yogue-Édipo Brasileiro"

  • Texto de Apoio: "E agora, Jocasta?"

  • Mecanismos de Defesa e suas Estruturas Clínicas

  • Encontro #2: Estruturas Clínicas

    01:48:58

  • Texto de Apoio: Entendendo o CxP de Édipo

  • Texto de Apoio: Entendendo o CxP de Eléctra

  • Encontro #3: Yoga e seus demônios

    01:31:00

  • Encontro #4: Fatores Decisivos para uma Clínica do Yoga

    01:28:17

  • Colisão#1: Psicologia das Massas/ Gozando com o Falo do Outro

    01:29:03

  • Colisão#2: Psicologia das Massas/ O Exército e a Igreja

    50:34

Ramon Diedrich

muito bom

Sofia Alexandra Cravo de Albuquerque

Muito obrigada, Beto! Esse ano é noix, de novo! Feliz 23 ??ðŸ?¾??

Kika Vieira

Kika Vieira

Sempre bom.

Diller Reis Dos Santos

Diller Reis Dos Santos

Didático e provocativo... excelente como de costume dos cursos aqui!

Adhane Thuany dias Borges

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