PLANO ALDEIA
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Este é um ensaio inédito que visa investigar as estruturas - invisíveis aos olhos leigos e até de muitos acadêmicos - de dominação do campo religioso yoguico brasileiro. Ao lado da Teoria da Religião de Stark e Bainbridge adentraremos a dois personagens conceituais que atuam no campo espiritual do yoga brasileiro: os yogi(ni)s feiticeires e yogi(ni)s sacerdotes|sacerdotisas. Mesmo sendo aos olhos do laicato yoguico nacional uma espécie de brincadeira de mal gosto o assunto é sério e totalmente passível de uma investigação científica.
Em outros cursos já investigamos a história bem singular do yoga brasileiro e os seus caminhos nebulosos do Yoga América Latina. Ali ficou bastante evidente que o yoga fora transplantado aos latino-americanos sem a presença de especialistas yoguicos indianos. O personagem sacerdotal por aqui nunca teve muita força até os anos 2000, quando as organizações mágicas e sacerdotais indianas desembarcaram por aqui. Tínhamos até ali, fundamentalmente, duas grandes organizações yoguicas de cunho muito mais mágicas, sob o signo de 2 yogis muito carismáticos (Prof. Hermógenes e Mestre DeRose), nos quais também já estudei com certa profundidade no livro e curso Yoga Malandro: sofrimento, libertação e outras ficções; entrementes, a partir dos anos 2000, uma onda conservadora|sacerdotal, portanto, moralista veio ganhando espaço, sobretudo na zona sul carioca, e depois expandindo-se a outras capitais brasileiras via emissários proselitistas.
Houve inclusive dissidentes desta "igreja" de yoga nos quais ainda hoje disputam o mesmo capital simbólico de legitimação moral e "tradição" no cenário yoguico brasileiro. Correndo por fora, por outro lado, o Brasil conta com uma massa bem expressiva de yogi(ni)s sem pertencimento devocional, o que marca as "igrejas" yoguicas, mas estabelecendo "clientes" e não devotos, são os yogi(ni)s feiticeires|magxs ou xamãs se preferirem. Estes agem por compensadores menos gerais do que os sacerdotes e flertam de perto com a ciência biomédica (em outro curso Neurobiologia e Filosofia da Meditação abordo essa aproximação de longe), ofertando outros bens espirituais yoguicos, como oráculos, terapias e práticas protetivas (em geral ligadas a saúde, mas também a sexualidade e muitos outros feitiços e encantamentos via as técnicas yoguicas).
Nos propomos aqui a descrever este cenário e apresentar de forma distintiva esses dois personagens conceituais (sacerdotes e magos) yoguicos e a produção, aniquilação e conservação de seus próprios bens de libertação a um laicato e clientes, consumidores destes.
A todos interessados em ampliar sua visão sobre o cenário espiritual do yoga no Brasil.
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Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 3 meses após a matrícula.
1Ouça primeiro
Aula Zero| Panorama Geral
34:00
Aula Um| Sacerdotes e Feiticeires
00:00
Aula Dois| Magia e Moral
19:00
Aula Três| Simbiose entre Magos e Feiticeiras e Sacerdotes e Sacerdotisas
29:00
Aula Quatro| Seitas e Cultos Tensão entre Magos e Sacerdotes no Brasil
22:47
História do Yoga em 90min
02:00:00
2Vídeo-Aulas
Aula 1| Introdução as noções de Feiticeiro e Sacerdote
19:00
Aula 2| Campo e Bens Simbólicos de Magos e Sacerdotes
30:00
Aula 3| A diferença entre Yogi(ni)s-Feiticeires e Yogi(ni)s-Sacerdotes
31:00
Aula 4| Os custos e os benefícios de magos e sacerdotes
31:00
Aula 5| Quem você pensa que é?
17:00
Aula 6| Seitas e Cultos como cismas de Instituições Yoguicas
35:00
Acesso por 3 meses
Estude quando e onde quiser
6x R$ 55,82
era R$ 350,00 R$ 296,00 à vista
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